Nagorno-Karabakh

IMG_47018016927485_e4de695f29_z

 

A República do Nagorno-Karabakh[1] [2] (também República do Alto Karabakh, República do Alto Carabaque[3] [4]ou República do Karabakh Montanhoso; em armênio: Լեռնային Ղարաբաղի Հանրապետություն, transl. Lernayin Gharabaghi Hanrapetut’yun) ou República Artsakh[1] é uma república independente de facto, localizada na região doNagorno-Karabakh (ou região de Artsakh, em armênio: Արցախ), na Transcaucásia, a cerca de 270 quilômetros a oeste da capital do Azerbaijão, Baku. Reconhecido pela ONU como parte do Azerbaijão, Nagorno-Karabakh controla a maior parte do território do antigo Oblast Autônomo do Nagorno-Karabakh e algumas áreas circundante, dando-lhe uma fronteira com a Armênia, a oeste, e com o Irã, ao sul.[5]

A região predominantemente armênia do Nagorno-Karabakh se tornou motivo de disputa entre a Armênia e o Azerbaijão quando os dois países se tornaram independentes do Império Russo, em 1918. Depois que a União Soviética tomou o controle da área, em 1923, formou-se o Oblast Autônomo do Nagorno-Karabakh (OANK), dentro da República Socialista Soviética do Azerbaijão, por decisão de Josef Stalin. Nos últimos anos da União Soviética a região voltou a ser palco de conflitos entre armênios e azeris, o que culminou com a Guerra do Nagorno-Karabakh, que durou de 1988 até 1994.

Em 10 de dezembro de 1991, à medida que a União Soviética entrava em colapso, um referendo foi realizado no OANK e na região vizinha de Shahumian, que teve como resultado uma declaração de independência do Azerbaijão, e a formação da República do Nagorno-Karabakh. O país permanece sem reconhecimento de qualquer organização internacional oupaís, inclusive da Armênia.

Desde o cessar-fogo de 1994, a maior parte do Nagorno-Karabakh e diversas regiões do Azerbaijão ao seu redor permanecem sob o controle conjunto de tropas armênias e das forças armadas do Nagorno-Karabakh. Representantes dos governos da Armênia e do Azerbaijão têm mantido negociações de paz desde então, mediadas pelo Grupo de Minsk.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s