Estônia

O pequeno país báltico desgarrou-se dos longos braços da União Soviética e cada vez mais busca sair da zona de influência russa

IMG_0705

O pequeno país báltico desgarrou-se dos longos braços da União Soviética e cada vez mais busca sair da zona de influência russa. Junto com seus vizinhos Lituânia e Letônia, a Estônia volta-se agora para a economia de mercado da Europa Ocidental, modernizando sua sociedade. Suas instituições estão entre as mais sólidas das ex-repúblicas soviéticas, uma democracia que mira um passado um pouco mais longínquo, quando era um próspero porto da Liga Hanseática, a poderosa liga comercial que dominava os países do norte europeu. O povo local e seu complicadíssimo idioma são relacionados aos finlandeses e muitas de suas influências culturais também vieram dos países nórdicos e da Alemanha, como sua alimentação, música, arquitetura e religião. A gastronomia traz fortes reminiscências à raízes teutônicas, com pratos pujantes como muito repolho, batata, carnes e pães, com pratos comomulgikapsad (porco com chucrute e batatas) e suitsulohe (salmão defumado), e o indefectível kama, uma mistura de grãos muito apreciada nos cafés da manhã.

O principal porto de entrada para esse simpático país é Tallinn, sua capital. Seu centro histórico é denominado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco e é, sem dúvida, o maior ponto de interesse para seus visitante.

SUGESTÃO DE ROTEIRO

A grande maioria das pessoas que viaja à Estônia tem como objetivo sua capital Tallinn. Se o tempo for curto, combine uma estada mínima de duas noites por aqui com visitas às vizinhas Helsinque, na Finlândia, e São Petersburgo, na Rússia. Dois dias completos por aqui lhe darão uma boa ideia da cultura local, incluindo passeios pelas principais atrações e saboreando a calórica gastronomia local.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e a Estônia. O principal aeroporto do país é o Lennart Meri Tallinn, um hub para a companhia Estonia Air, que oferece conexões principalmente para capitais do norte europeu, como Estocolmo, Copenhague, Vilnius, Londres e Moscou. Outras companhias, como FinnAir, LOT, Lufthansa, EasyJet, Aeroflot e RyanAir também oferecem linhas para cá.

Uma das formas mais agradáveis e práticas de se chegar na Estônia é por via marítima, com ferries ligando Tallinn a Estocolmo (16h, viagem noturna) e Helsinque (de 1h30 a 3h30). Dentre as companhias mais recomendáveis estão Viking Line, a Tallink Silja, Linda Line (a mais rápida conexão para Helsinque) e Eckerö Line. Todos os ferries são dos terminais Linnahall e Reisisadam, localizados próximos ao norte do centro da cidade.

Para se chegar a outras cidades na Estônia e também a São Petersburgo (8h), na Rússia, uma das melhores opções são ônibus operados por linhs como a Hansabuss e Eurolines.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s