Albânia

IMG_8916

A Albânia é um país surpreendente e hospitaleiro, que saiu tarde do isolamento a que esteve sujeito sob regime comunista (só em 1992) e cedo se apercebeu que é possível receber visitas e, ao mesmo tempo, manter a sua identidade. Para além da capital, Tirana, onde ainda se encontram marcas do legado estalinista, há muitas e boas razões para programar uma viagem à Albânia. A começar pelas praias da costa do mar Jónico e pela encantadora cidade de Saranda, passando por clássicos como Berat (que, a par de Gjirokastraa viu o seu centro histórico reconhecido como Património Mundial em 2005) ou ainda as montanhas dos Alpes albaneses do Norte.

Capital: Tirana

População: 3 milhões

Língua Oficial: Albanês

Fuso horário: GMT +1

Cógido telefónico internacional: +355

Organizar viagem

Dinheiro

Moeda: Lek (ALL) • Vêr câmbio atual

ATM: São relativamente recentes, mas a verdade é que as máquinas automáticas estão já suficientemente disseminadas pelas principais cidades e vilas da Albânia, tornando mais fácil a viagem.

Cartões de crédito: Por enquanto, só os maiores hotéis e algumas agências de viagem aceitam cartões de crédito, quase todos eles na capital; devem caber nos dedos de uma mão os locais onde poderá utilizar cartão de crédito fora de Tirana.

Clima / quando ir

O pico turístico ocorre durante os meses de verão, quando os habitantes do interior se aproximam das zonas costeiras para beneficiar do seu agradável clima mediterrâneo – as temperaturas no interior, incluindo em Tirana, chegam facilmente aos 30 graus. No inverno costuma haver muita chuva mas, à exceção dos picos montanhosos, nunca está frio ao ponto de cair neve. A melhor altura para visitar a Albânia será a primavera ou o outono europeus.

Património Mundial

A lista do Património Mundial na Albânia contempla os seguintes locais:

  1. Butrint (1992, 1999)
  2. Centros Históricos de Berat e Gjirokastër (2005, 2008)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s