Bielorrússia

IMG_2627

Belarus (ou Bielorrússia) é uma nação que não possui fronteiras marítimas, tem seu território limitado pela Rússia (nordeste), Polônia (oeste), Letônia e Lituânia (noroeste) e Ucrânia (sul). O nome oficial do país é República da Bielorrússia e sua localização está em uma fatia de terra chamada de Europa do Leste. As cidades mais importantes da Bielorrússia são Minsk, sua capital, e Vitebsk, Mogilev, Gomel, Grodno e Brest. Com uma presença forte da natureza em seu território, o país apresenta aproximadamente 40% de sua área encoberta por florestas. Com 207.500 km², a Bielorrússia destaca-se economicamente com a indústria de manufatura e a agricultura.

Após o final da Revolução Russa, uma das consequências que atingiram o território foi que se tornou uma das repúblicas que compuseram a União Soviética. A partir deste momento, o país passa a ser chamado de RSSB – República Socialista Soviética Bielorrussa. Antes disso, durante o século XIX, as terras do país eram formadoras de outros territórios como a Comunidade Polaco-Lituana, o Império da Rússia, o Principado de Polotsk, além do Grão Ducado da Lituânia. Apenas no ano de 1930 ocorreu a unificação completa das terras da Bielorrússia. Isso ocorreu quando a Segunda República Polonesa foi unida à RSSB.

Apesar disso, durante os anos 90, com o fim da URSS (União Soviética), o parlamento da república da Bielorrússia tornou-se soberano. Assim, no dia 25 de agosto do ano de 1991, o país separou-se da União Soviética e ganhou sua independência. O primeiro presidente da nação recém-formada foi Alexander Lukashenko, que reformou algumas políticas utilizadas durante o domínio dos soviéticos como, por exemplo, o controle da economia pelo Estado. Já no século XXI, a Bielorrússia entrou em acordo com a Rússia de maneira a formar uma espécie de União Estatal.

A população bielorrussa tem sua composição de aproximadamente 80% de bielorrussos nativos, sendo que os 20% restantes englobam cidadãos de países do entorno do Leste Europeu como ucranianos, poloneses e os russos. Em 1995 foi feita uma votação para decidir os idiomas oficiais da região. As línguas escolhidas foram o russo e o bielorrusso. Pelo lado da religiosidade, a nação é dominada pelo cristianismo ortodoxo da Rússia. Em segundo lugar aparece o catolicismo. Desta forma, datas importantes para as duas religiões como a Páscoa e o Natal são celebradas em datas diferentes e são consideradas feriados em todo o país. A capital bielorrussa, Minsk, aglomera grande parte da população presente no território. Aproximadamente 9 milhões de habitantes são encontrados nas áreas urbanas e nas voblasts, que são as demais capitais das divisões regionais.

Fontes:
http://brazil.mfa.gov.by/pt/head2/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bielorr%C3%BAssia
http://europa.eu/about-eu/countries/other-countries/belarus/index_pt.htm
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/belarus/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s