Liechtenstein

IMG_5296

O Principado de Liechtenstein é um pequeno país de língua alemã nos Alpes …

O Principado de Liechtenstein é um pequeno país de língua alemã nos Alpes, fazendo fronteira com a Suíça e Áustria. É o último remanescente do Sacro Império Romano e é um Estado independente com fortes laços com a Suíça. Possui um padrão de vida muito alto e abriga paisagens lindíssimas. A capital do principado, Vaduz, é um grande centro comercial e bancário e também uma moderna cidade.

O que é: O Principado de Liechtenstein foi estabelecido no Sacro Império Romano em 1719 e se tornou um Estado soberano em 1806. Até o final da Primeira Guerra Mundial, era muito ligado à Áustria, mas a devastação econômica causada por aquele conflito forçou Liechtenstein a iniciar uma união aduaneira e monetária com a Suíça. Desde a Segunda Guerra Mundial (na qual Liechtenstein se manteve neutro), os baixos impostos causaram um gigantesco crescimento econômico.

A pouca fiscalização econômica acabou resultando em preocupações sobre o uso das instituições financeiras para lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Entretanto, os dias nos quais se levavam malas de dinheiro para dentro dos bancos acabaram. Os habitantes de Liechtenstein são muito orgulhosos por seu país nunca ter se envolvido fisicamente em uma batalha ou confronto militar com um “Estado inimigo” e veem sua bandeira como um símbolo da paz.

Como chegar: Liechtenstein é um membro do Tratado de Schengen. Não há fronteiras com os países signatários do tratado – a União Europeia (com exceção da Bulgária, Chipre, Irlanda, Romênia e Reino Unido), Islândia, Noruega e Suíça. Brasileiros estão isentos de visto para entrar no país para uma visita de até 90 dias. O país não é um membro da União Europeia, então turistas que entram no país através da Áustria (e vice-versa) estão sujeitos à fiscalização alfandegária não-sistemática, mesmo que não exista nenhum controle de imigração.

Liechtenstein não possui aeroportos, devido ao tamanho do país. Pode-se pegar um voo até o aeroporto de Zurique (115 km). Apesar do aeroporto ser o único de grande porte por perto, existem outros serviços mais limitados, com voos vindos de Viena para o aeroporto St. Gallen-Altenrhein (53km), pela companhia Austrian Arrows. Outro ponto de entrada popular é Friedrichshafen, na Alemanha, cujo aeroporto é servido por companhias aéreas low cost.

Existem também diversas opções de trem e ônibus vindos da Suíça ou da Áustria que passam por Liechtenstein.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s