Dinamarca

Desse território tão pequeno saíram, a partir do século XI, os vikings, que aterrorizaram a Europa

IMG_7863

A Dinamarca, o menor dos países nórdicos, é formada por uma península, a Jutlândia, e uma infinidade de pequenas ilhas. Desse território tão pequeno saíram, a partir do século XI, os vikings, que aterrorizaram a Europa. Somente a vista de seus barcos, os drakkars, já assustava os moradores das áreas costeiras.

No passado a Dinamarca chegou a dominar todo o norte da Alemanha, a Suécia e a Noruega. Posteriormente, em diferentes momentos a Dinamarca uniu-se à Noruega e à Suécia. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Dinamarca foi ocupada pelos nazistas. Hoje, faz parte da União Europeia.

Na Zelândia, a maior das ilhas, fica a bela capital Copenhagen, fundada na Idade Média à beira do mar Báltico. Pouco povoado, o país tem sua população concentrada principalmente na capital.

País agrícola, mas rico, a Dinamarca é detentora de uma qualidade de vida invejável até mesmo para os padrões europeus. A Dinamarca é também conhecida pela tolerância e liberalidade de seu povo.

A principal atração turística do país é sua capital Copenhagen, mas a Dinamarca é o país dos castelos, como o de Elsingor, q e povoados encantadores com casinhas que parecem ter saído de um conto de fadas.

A Dinamarca oferece ótimas opções de hospedagem, mas os hotéis em geral são caros. A opção mais econômica é ficar em um bed and breakfast.

Veja fotos e dicas sobre Copenhage, a capital dinamarquesa.

Como ir

Avião

Não há voos diretos do Brasil para Copenhagen,  a capital da Dinamarca. Você teria que tomar um voo praa outra capital europeia e de lá uma conexão para Copenhagen.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hospedagem

Toda a região entre a estação e o Nyhavn (Porto Novo) tem ótimas opções de hotel. As imediações da rua Ostroget é estratégica: é central e tem tudo.

Escolha e reserve seu hotel em Copenhagen

A melhor época

A Dinamarca é um país frio. A época ideal vai de maio a setembro.

COPENHAGUE – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 3ºC / máxima 10º
Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 22C
Outono (outubro): mínima 7ºC / máxima 12ºC
Inverno (janeiro): mínima -2ºC /máxima 2ºC

Agora que você sabe o clima que o espere, pense em sua bagagem.

O castelo de Hamlet

A aproximadamente 50 minutos de trem de Copenhagen, na cidade litorânea de Elsingor, fica o gigantesco Castelo de Kronborg, famoso por ter servido de inspiração ao dramaturgo inglês Shakespeare, que situou a tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, no castelo de “Elsinore”. Destinado a proteger o país de invasões suecas e a controlar a navegação do estreito que separa as duas nações, Kronborg começou a ser construído no século XI, sendo sucessivamente ampliado até se tornar uma fortaleza praticamente inexpugnável. A visita é imperdível e animada por efeitos audiovisuais. Trens para Helsingor partem da estação central de Copenhagen a cada 15 minutos.

Outras atrações

Toda a Dinamarca é cheia de cidadezinhas agradáveis, algumas delas medievais, com belíssimos castelos. Na Jutlândia e na Ilha Fyn, há castelos por toda parte. O mais bem preservado – e talvez mais bonito – é o de Kronborg, em Helsinor, perto da capital, escolhido por Shakespeare para ser a morada do atormentado Hamlet.

Borhnolm – Uma região de campos verdes e praias de areais claras e pequenas aldeias com casinhas de tetos vermelhos.

Roskilde – Antigo centro viking, tornou-se um centro de arqueologia desse povo que ocupou a Dinamarca no passado. Sua catedral foi classificada como patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Castelo de Frederiksborg – Em estilo Renascentista, foi construído no começo do século 17 pelo rei Christian IV. Frederiksborg fica no povado de Hillerod.

Como circular: transportes internos

Avião

O país é pequeno; não compensa tomar avião, exceto se você for visitar a Groelândia, território dinamarquês.

Trem

Uma das melhores maneiras de se percorrer a Dinamarca. Há trens diretos entre as principais cidades do país.
Os passes ferroviários europeus Eurail são válidos também na Dinamarca. Eles devem ser adquiridos no Brasil, o que pode ser feito em qualquer boa agência de viagens. Para informar-se sobre os diferentes tipos de passes, períodos de validade e preços, consulte o site da CIT Brasil, representante da Eurail no Brasil.

Carro

As estradas dinamarquesas são boas e seguras. O automóvel pode ser bem útil para se visitar as pequenas cidades no interior do país, embora esse passeio deva ser feito com cautela se estiver nevando.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s