11 dicas para planejar a sua primeira viagem ao exterior

LOGOTIPO 1

Seja para conhecer novas culturas, experimentar novos sabores, apreciar monumentos históricos, encantar-se com belezas naturais ou se divertir em parques temáticos: não importa. Ter a oportunidade de viajar para o exterior é o sonho de muitos! Mas só sonhar não basta. É preciso planejamento para transformar tudo isso em realidade.
Quais são os passos para planejar a primeira viagem ao exterior? Confira:

1 – Passaporte

Antes de comprar a passagem para a tão sonhada viagem para o exterior, o primeiro passo é ter o passaporte em mãos. Para os brasileiros, ele é obrigatório para praticamente todos os lugares do mundo, com exceção dos seguintes países da América Latina: Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

Para entrar nesses territórios, basta levar a carteira de identidade original e atualizada em bom estado. Fique atento, pois a carteira de habilitação (CNH) não é aceita. Nos demais países, você precisará apresentar o seu passaporte, o qual será o seu principal documento de identificação.

Emitir o passaporte é um processo simples. Basta entrar no site da Polícia Federal, preencher um formulário e pagar uma taxa. Após isso, você precisará apresentar a documentação exigida em um posto mais perto da sua casa. No próprio site, você pode tirar as suas dúvidas e conferir o passo a passo.

Dê entrada ao seu pedido de passaporte com antecedência, pois dependendo da época, a emissão pode demorar um pouco mais. Além disso, lembre-se que você precisará do passaporte para tirar o visto, caso este seja necessário.

Caso o seu passaporte esteja perto de vencer, confira as regras do seu país de origem, pois alguns só aceitam documentos com mais de 6 meses de validade.

2 – Destino

Dizem que a primeira viagem ao exterior é a mais inesquecível. Portanto, capriche na escolha do seu destino! Comece fazendo uma lista de lugares que você sonha conhecer. No Blog você pode conferir dicas de destinos surpreendes.

Depois, pesquise por passeios que poderiam ser interessantes, o clima da região e o que fazer no país. Com essa relação, siga para a pesquisa de uma média de preços de passagens, hotéis, alimentação e lazer, que podem ser fatores determinantes para a escolha do destino final.

Decida com algum tempo de antecedência, no mínimo 6 meses. Dessa maneira, você consegue preparar a documentação necessária, como o visto, além de ter tempo para pesquisar melhores tarifas de voos e hotéis.

3 – Visto

Cada país tem diferentes critérios para liberar acesso e permanência no seu território. Os Estados Unidos, por exemplo, é um dos mais criterioso nesse quesito. Na Inglaterra, o visto para turista é concedido quando se chega ao país. Clique aqui e confira uma relação de vistos exigidos para cada país, disponibilizada pelo Portal Consular.

Se o destino exige visto, entre em contato com a embaixada ou consulado do país aqui no Brasil e dê entrada no pedido. Não compre as passagens antes de ter o visto, pois você correr o risco de não receber a autorização e ainda perder o dinheiro investido no voo.

4 – Passagem

Comprar as passagens é um dos momentos mais emocionantes, pois é quando o sonho começa a se concretizar de fato. Mas não se precipite na escolha. A palavra de ordem é: pesquisar.

Atualmente, existem muitos sites que mostram promoções de todas as companhias. Cadastre-se neles e fique de olho nas promoções e tarifários mais baratos, até achar um preço bacana.

Se você tiver disponibilidade de datas, busque diferentes épocas para viajar. Passagens no meio da semana ou em baixa temporada costumam ter preços mais acessíveis. Mas lembre-se de pesquisar sobre a situação do país nessa época. Por exemplo, viajar no inverno para o Canadá poderá ter preços melhores, mas você irá gastar com roupas para frio. É preciso sempre avaliar se a economia irá compensar os possíveis gastos posteriores.

O mais importante é a antecedência na busca, pois quanto mais perto do dia da viagem, normalmente mais caras são as passagens.
Ao encontrar promoções que realmente valham a pena, seja rápido e compre. Normalmente as companhias aéreas fazem promoções relâmpago, que desaparecem tão rapidamente quanto surgiram. Além disso, ao comprar sua passagem, se possível, já escolha a poltrona. Dessa maneira, você terá mais opções de assentos livres.

5 – Vacinas

Alguns países exigem comprovante de diferentes tipos de vacinas. Para esses destinos, o brasileiro deverá providenciar o seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). No site da Anvisa, você pode conferir as exigências de cada país.

6 – Defina o orçamento

Passagens e documentação na mão? Agora, está na hora de definir um orçamento para gastar na sua viagem dos sonhos.

Primeiro, organize uma lista de todos os gastos que você terá: hotel, alimentação, transporte, compras e uma reserva para imprevistos. Então, faça uma estimativa de quanto você irá gastar e compare com o valor que você tem disponível para a viagem. Se precisar, reajuste os valores, cortando alguns gastos.
Após isso, defina as metas de gastos para cada área e divida esses valores por dia. Por exemplo, você pode definir o gasto de 60 reais de alimentação por dia. Se um dia você gastar 80 reais, já sabe que terá que economizar no próximo para compensar. A intenção é não gastar além do planejado e não ficar sem dinheiro no meio da viagem.

Depois de definir o quanto você pretende gastar, decida como irá levar esse dinheiro na viagem. Existem muitos prós e contras em levar dinheiro vivo, cartões de crédito, débito ou pré-pago. Analise o valor do câmbio, taxas de IOF e entenda qual situação é mais vantajosa para você. Mas sempre tenha algum dinheiro em espécie com você, para imprevistos e locais que não aceitam cartão. Clique aqui e leia nosso post sobre como economizar nas viagens internacionais.

7 – Prepare um roteiro de viagem

Em suas pesquisas por destino, provavelmente você se deparou com passeios e lugares que deseja conhecer. Faça outras pesquisas, leia blogs e assista a vídeos de quem já visitou o lugar e veja o que vale ou não a pena conhecer. Invista tempo lendo dicas de turismo para esses lugares.

Anote tudo e separe os passeios por dias, dividindo os lugares por proximidade, para gastar menos com o transporte. Caso você decida visitar mais do que uma cidade, ou até mesmo país, defina quais dias ficará em cada local e pesquise sobre como será a viagem. Anote todas as informações dos lugares (endereço, telefone, e-mail) e leve com você na viagem. Com essas informações, ficará até mais fácil escolher o hotel.

8 – Hotel

A hospedagem representa uma boa parte do investimento da viagem. Reservar um hotel exige a mesma paciência e pesquisa de quando se está comprando as passagens. Caso você tenha várias opções, pode arriscar e deixar para mais perto da data da viagem, esperando por possíveis pacotes promocionais. Mas não se arrisque a ponto de ficar sem um local de hospedagem, o que pode acontecer em épocas de muito turismo, como férias e feriados.

Caso a palavra de ordem seja economia, pesquise por um hostel ou pensão, que têm preços mais acessíveis. Lembre-se apenas de que nesses espaços o conforto e a privacidade precisam ser deixados um pouco de lado.

Caso você esteja em dúvida sobre a qualidade da hospedagem, leia avaliações de quem já passou por lá em sites de viagem. Além disso, leve em conta a localização do hotel, comparando com os passeios que você planeja fazer.

9 – Seguro Viagem

Você não pode permitir que a sua viagem dos sonhos seja interrompida ou atrapalhada por um imprevisto. E acredite: eles podem acontecer e você irá se assustar com os valores cobrados para uma consulta com médico ou atendimento de emergência, por exemplo. Além disso, para muitos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen (clique aqui e saiba quais) é obrigatório ter o seguro de viagem.

Portanto, não saia do país sem contratar o seu seguro viagem internacional. Antes de fazer a contratação, leia esse nosso post e descubra o que levar em conta para não errar na escolha do seguro viagem.

10 – Bagagem

Está chegando o dia da sua grande viagem! Comece a pensar no que você precisa levar na sua bagagem. Por exemplo, se o lugar faz frio, pense em levar roupas mais quentinhas. Dica: Se vai encarar neve, leve um dinheiro extra para comprar os casacos e sapatos por lá. No Brasil, por mais quentes que sejam as roupas, elas não são adequadas para frio extremo.

Pense em todos os passeios e atividades que você fará e as roupas mais adequadas, como tênis, roupas esportivas e etc. Mas cuidado para não exagerar. A sua mala não pode ser um peso insuportável e também não pode ultrapassar as restrições da companhia. Do contrário, você pagará por excesso de bagagem e, acredite, custará muito caro.

Outro detalhe muito importante: se você faz uso de remédios contínuos, leve-os daqui, com a sua receita médica. Também leve impresso todos os documentos, como comprovantes de hospedagem, telefones, seguro viagem, passaporte, etc. Além disso, fique atento às restrições do que pode ou não levar na bagagem. Confira no site da sua companhia as orientações do que é permitido levar na sua mala.

Bagagem pronta? Lacre-a e coloque a sua identificação, para facilitar em caso de extravio.

11 – O embarque e o desembarque

Ufa, chegou o grande dia! Chegue ao aeroporto com no mínimo duas horas de antecedência. Esse tempo serve para fazer check-in e despachar as malas Aproveite também esses momentos para tirar qualquer dúvida sobre o processo de imigração. Embarque tranquilamente e aproveite os momentos!

No desembarque, o serviço de imigração é obrigatório. Em alguns países, esse pode ser um momento tenso e demorado, com perguntas sobre o quanto de dinheiro você tem, o que pretende fazer no país, quanto tempo pensa ficar etc. Seja sincero, paciente, apresente todos os documentos impressos e nunca se contradiga nas respostas. Fique tranquilo e seguro, para que tudo dê certo!

Tudo correu bem? Então, agora é aproveitar essa viagem inesquecível!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s