Taiwan

TaipeiIMG_2045

Uma ilha gigante da República da China, mais conhecida como Taiwan, nome desta ilha de 36 mil metros quadrados, separada do território inimigo por um estreito de apenas 130 km de largura.

Foi lá que as forças comandadas por Chiang Kai-shek, o líder do Partido Nacionalista Chinês, refugiaram-se após a derrota para as tropas comandadas por Mao Tse Tung, em 1949.

Para Pequim, a ilha nada mais é do que uma província rebelde fadada a ser reunida com o restante do território chinês. Taiwan, por outro lado, exibe pujança econômica alimentada pela presença americana na Ásia durante a Guerra Fria e se diz independente.

O problema é que apenas 22 países, a maioria deles pequenas nações da América Central e Caribe, reconhecem a ilha como país.

Isso já resultou em situações curiosas. Em 1959, por exemplo, a seleção brasileira masculina de basquete sagrou-se campeão mundial numa disputa por pontos corridos depois de a principal candidata ao título, a União Soviética, aliada de Pequim, ter-se recusado a enfrentar o time de Taiwan e perdido o jogo por W.O.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s