Grécia

A Grécia está situada no sudeste da Europa, no sul da península balcânica. Circundada ao norte pela Bulgária, pela Macedônia e pela Albânia; ao norte pelo mar Adriático (Αδριατική), ao oeste pelo mar Jônico (Ιωνικός), ao sul pelo mar Mediterrâneo (Μεσόγειος) e ao leste pelo mar Egeu (Αιγαίου).GRECIA

 

O país consiste de uma grande parte continental, o Peloponeso ( Πελοπόννησος), península conectada ao continente pelo istmo de Corinto (Κόρινθος), e ao redor 3000 ilhas, incluindo Creta (Κρήτη), Rodes (Ρόδος), Corfu (Κέρκυρα), Chipre (Κύπρος), o Dodecaneso (Δωδεκάνησα) e as Cíclades (Κυκλάδες). A Grécia possui 15000 quilômetros de litoral.

A Grécia é um dos países  mais montanhosos da Europa. O oeste da Grécia contém lagos e pântanos. A cordilheira dominante é a dos montes Pindos (Πίνδος) situada no centro do país, com uma elevação média de 2650 m. Separam a costa oriental, banhada pelo mar Egeu (Αιγαίου), da costa ocidental, banhada pelo mar Adriático (Αδριατική).Continuam por meio das ilhas de Cítera (Κύθηρα), Anticítera (Αντικύθηρα) para encontrar seu fim nas ilhas de Creta (Κρήτη) e Rodes (Ρόδος). As ilhas do mar Egeu (Αιγαίου) são picos de montanhas debaixo d’água que são uma extensão geológica deles.

Na Grécia central: Entre o istmo de Corinto (Κόρινθος) e o mar da Eubéia (Εύβοια), situa-se a Beócia (Βοιωτία), cuja principal cidade na antiguidade era Tebas (Θήβη). Os montes Citéron (Κιθαιρώνας) separavam a Beócia (Βοιωτία) da península da Ática (Αττική), onde se encontram as cadeias do Hímeto (Υμηττός), do Pentélico (Πεντελικό) e do Parnes (Πάρνης).

No Peloponeso : distinguiam-se também várias regiões. Ao centro, situa-se a Arcádia (Αρκαδία), uma planície rodeada por montanhas. A Lacônia (Λακωνία) situa-se na região sudeste, compreendendo o vale do rio Eurota (Ευρώτα), delimitado a oeste pelo Monte Taígeto (Ταΰγετος) e a oriente pelo Monte Párnon (Πάρνωνα). No sudoeste do Peloponeso (Πελοπόννησος) está a Mêssenia (Μεσσηνία).

A Grécia conta com mais de 6000 ilhas e ilhéus, sendo somente 227 habitadas, portanto esta lista pode está incompleta. Apenas 78 ilhas possuem mais de 100 habitantes.

Ilhas Sarônicas:
As ilhas Sarônicas fazem parte do Mar Egeu e estão localizadas entre a península da Ática e as costas do nordeste do Peloponeso e as principais são: Egina, Agistri, Hydra, Poros, Methana, Salamina e Spetses.

Ilhas Espórades Setentrionais:
O nome “Espórades” vem do adjetivo sporas (no genitivo, sporados), que significa “espalhado”, “disseminado”. Sao elas: Alonisso ,Sciro, Sciato e Scopelo.

Ilhas Egeias do Nordeste:
São um número de ilhas desconexas que se localizam ao norte do Mar Egeu, também conhecidas como Ilhas Egeias do Nordeste, pertencentes à Grécia. Sao elas: Icaria, Lemnos,Lesbos e Quios.

Ilhas Jonicas:
Espalhadas ao longo da costa oeste da Grécia Central, as ilhas jônicas, como são conhecidas, são um conjunto de doze pequenas e grandes ilhas, cuja superfície total chega a 2.200 quilômetros quadrados. Zakynthos, Ithaca, Corfu (Kerkyra), Cefalônia, Lefkada, e Paxi são as seis grandes ilhas jônicas. Antipaxi, Erikousa, Mathraki, Othoni, Meganisi e as ilhotas desertas de Strofades, no sul de Zakynthos, são as menores ilhas jônicas.

Ilhas Dodecaneso:
O termo Dodecaneso (Δωδεκάνησα) significa “doze ilhas”, em referência a uma dúzia de ilhas maiores do arquipélago do Mar Egeu, que se integram outras 150 ilhas menores, todas gregas. Já foi conhecido como Espórades Meridionais.
As doze maiores são: Rodes, historicamente a mais importante, Cós, Astipaleia, Calímnos, Cárpatos, Kassos, Kastelorizo, Leros, Nísiros, Patmos, Simi e Tilos. Outras importantes ilhas deste grupo incluem Agathonissi, Alimia, Arkoi, Halki, Farmakonisi, Gyali, Kinaros, Lebinto, Lipsi, Nimos, Pserimos, Saria, Syrna e Telendos.

Ilhas Ciclades:
As Cíclades em grego: (Κυκλάδης, que significa “circular”) é um um conjunto de 24 ilhas habitadas no coração do Mar Egeu, formando um círculo imaginário ao redor da ilha sagrada de Delos.Das quais 24 ilhas são habitada: Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Ceos, Delos, Donoussa, Folegandros, Ios, Irakleia, Kimolos, Cufonísia, Cítno, Milos, Míconos, Naxos, Paros, Santorini, Schoinoussa, Sérifo, Sifnos, Sícinos, Siro, Terásia e Tinos.

Ilha de Creta:
É a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é a quinta maior ilha do Mediterrâneo e a segunda maior do Mediterrâneo Oriental. Creta é dividida em quatro prefeituras. De oeste para leste, há Chania, Rethymno, Hiraklion e Agios Nikolaos. A ilha constitui uma parte significativa da economia e do património cultural da Grécia, ao mesmo tempo que conserva características culturais próprias, nomeadamente na música e poesia. Foi em Creta que floresceu a Civilização Minoica, entre os primeiros séculos do 3º milénio a.C. e meados do 2º milénio a.C., que é considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa. Segundo a mitologia grega, foi ali que cresceu Zeus e que viveu o Minotauro.

Ilha de Evia :
É segunda maior ilha da Grécia e a terceira no Mediterrâneo oriental, está situada perto da Prefeitura da Attica. No entanto, tem um caráter um tanto continental, uma vez que duas pontes ,a moderna (suspensa) e a mais velha, fazem a conexão com a Grécia continental, chamada de “Sterea Ellada”. A prefeitura de Evia fica ao lado da prefeitura de Viotia, a leste e a sul toca o Mar Egeu, no norte e noroeste do Golfo e Pagasitiko Maliako, enquanto no oeste e sudoeste com o norte e sul do Golfo de Evia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s