HOLANDA

IMG_6732AS 5 CURIOSIDADES SOBRE A HOLANDA QUE VOCÊ NÃO SABIA… 193 Países trazendo muita informação para você sobre os 193 Países membros da ONUams

1. Apesar de ter duas províncias chamadas de Holanda (do Norte e do Sul), o nome oficial do país é Países Baixos.

A origem disso eu expliquei já, mas resumidamente a região tinha diversos paisículos, dos quais o mais famoso se chamava Holanda. A certa altura, esses países se juntaram num único País Baixo. Nesse caso, o país Holanda acabou se dividindo em duas províncias dentro do novo País Baixo.

Curiosidade sobre a Holanda: Amsterdam é a capital apenas no nome, a sede do governo é em Haia

Ah é, o que me lembra…

2. O nome no original é País Baixo, no singular, mas o resto do mundo chama de Países Baixos, no plural

Em neerlandês, o nome do país é Nederland, um único País Baixo, formado pela união de todos os Países Baixos, plural. Mas o resto do mundo, incluindo o Brasil, não acompanhou a mudança, e continua chamando tudo isso aqui de “Países Baixos”.

E que papo é esse “neerlandês”?

3. O nome da língua dos Países Baixos não é “holandês”

Como Holanda não é o nome do país em português, a língua oficialmente não é “holandês”, mas “neerlandês”.

Não, o país não se chama Holanda nem a língua holandês, o mundo é uma fraude e o bolo é mentira! A trolagem só está começando…

4. Haia é a sede do governo dos Países Baixos, mas não é a sua capital

Além de ser uma cidade bonita, claro

Seria muito simples a capital do país ser a sede do governo. Como que a holandesada ia tirar onda da sua cara de perdido?

(Facilmente, na verdade, eles não precisam de muito motivo pra te zoar. São um povo gozador, e eu gosto deles também por isso).

Voltando: a capital dos Países Baixos é Amsterdam. Mas só no título honorário, porque na prática a sede do governo, da monarquia e tudo o mais, fica em Haia (que em holand… ops, em “neerlandês” se chama Den Haag. Quer dizer, Den Haag é o apelido. Oficialmente é ‘s-Gravenhage. Não esquece que gê tem som de érre em neerl… ah, diabos, eu vou continuar chamando de holandês mesmo.)

Os habitantes de Haia se divertem: “a gente diz que a capital é Amsterdam pros turistas irem lá e nos deixarem trabalhar em paz”.

Hah, tiradinhas como essa explicam porque os haienses têm fama de… huh… “metidos” (ou, mais comumente, uma versão menos polida dessa palavra).

Carruagem de Ouro haia Holanda

5. Amsterdam é capital do país, mas não da sua província

Amsterdam fica na província de Holanda do Norte (Noord-Holland), é a capital oficial do país, mas a capital de Noord-Holland é o Haarlem. Claro que meus amigos que moram no Haarlem quando vão visitar Amsterdam dizem que estão vindo para o “interior” e que depois precisam voltar pra capital…

Amsterdam de noite

 

:)

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s