Macedônia

Localizada no interior da montanhosa península Balcânica, a Macedônia limita-se com a Sérvia (a noroeste), Bulgária (a leste), Grécia (ao sul) e Albânia (a oeste), seu território não possui saída para o mar.

A Macedônia é uma das ex-repúblicas da Iugoslávia, cuja independência foi obtida no dia 17 de setembro de 1991. O processo de independência ocorreu de forma pacífica, diferentemente dos outros países dessa região. A Bulgária foi o primeiro país a reconhecer a Macedônia como nação independente. No entanto, a Grécia foi totalmente contra esse processo em razão do emprego do nome e do símbolo da bandeira utilizada, visto que a Grécia tem uma província chamada Macedônia.

A oposição da Grécia resultou num bloqueio comercial, em fevereiro de 1994, à Macedônia. Somente com a modificação da bandeira e da constituição nacional, em 1995, os dois países normalizaram as relações, retornando as exportações agrícolas pelo porto de Salônica, no mar Egeu.

A maioria da população nacional é seguidora do cristianismo ortodoxo. Em 1999, durante a guerra do Kosovo, aproximadamente 360.000 albaneses (muçulmanos) refugiaram-se para a Macedônia. Em 2001, a tensão entre albaneses e macedônios quase desencadeou um confronto, entretanto, um acordo de paz estabeleceu um convívio pacífico entre as diferentes etnias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s